Monday, October 27, 2014

A minha nova vida nova

Abri a porta do apartamento vazio pela primeira vez. Era dificil de acreditar, mas aquela seria a minha nova casa. As paredes ainda cheiravam tinta, nao havia moveis nem luzes. Olhar para todo aquele espaco que deveria ser preenchido apenas por mim me fazia sentir assustadoramente solitaria.  Antes era comum que toda a minha vida coubesse dentro de um pequeno quartinho de 14 metros quadrados. As roupas nao eram muitas, o computador em uma mesinha e um colchao no chao. Nao era necessario possuir mais do que isso. Era assim que eu havia passado os ultimos anos na Alemanha. Mas agora em uma outra terra, uma nova vida me aguardava. Os poucos pertences nao eram suficientes para encher os comodos vazios.
Percebi entao que teria muitas coisas para comprar nos proximos meses. A lista de prioridades comecava por itens bastante basicos: cama, guarda roupa, pratos, copos...
 Nao demorou muito para que eu descobrisse que tudo isso custava bastante dinheiro, especialmente na Suica. Tambem nao demorou muito para que eu esbarrasse em questoes basicas de logistica e transporte, por exemplo, como mover um sofa para o terceiro andar sem um elevador.
Sem um carro, e acostumada a andar de strassenbahn, me surpreendi ao descobrir que muitas das lojas na regiao ficavam localizadas longe das zonas residenciais e com acesso possivel somente por automovel. Atravessei uma fazenda a pe, pulei a linha do trem, e corri de um cachorro para conseguir chegar no centro comercial que vendia moveis mais proximo de onde eu morava (detalhe, era inverno). Na volta, chamei um taxi, claro.
Felizmente, Deus colocou pessoas muito boas no meu caminho, que me ajudaram no transporte e montagem da mobilia nova. As caixas se amontoavam pelo corredor e meus finais de semana incluiam obrigatoriamente passeios pela IKEA.
A campainha soou:
- Boa noite! Eu sou o zelador do condominio. Moro no predio ao lado, da minha sacada vejo o seu apartamento. - Disse o velhinho com o braco tremulo que bateu a minha porta naquela quarta-feira anoite. - Vejo que voce é nova por aqui. Se precisar de algo, aqui está meu telefone.




16 comments:

  1. Wow. Quanto tempo e quanta mudança. Que Deus abençoe sua nova vida.
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Paula, obrigada! Deus te abencoe tambem!
      bjsss

      Delete
  2. Olá Dé, que a gentileza demonstrada pelo "velhinho com o braço trêmulo" seja apenas um sinal de que sua "vida nova" será feliz e plena!
    Mudar é sempre bom!
    Ahhh, devo dizer que você escreve muito bem.

    Abração
    Jan

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Jan, a gentileza foi se amplificando e tomou proporcoes indesejadas...
      conto nos proximos posts...
      bjsss

      Delete
  3. Eu tava outro pensando em voce e como tava sendo sua vida por ai. To vendo que apesar de tudo voce parece que ta indo bem, tem encontrado boas pessoas pra te ajudar e espero que a adaptacao esteja sendo boa tambem. Boa sorte nessa etapa nova da sua vida.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. OI Monique,
      tudo bem?
      a adaptacao ainda esta em andamento enquando estivermos pereguinando por esta terra...
      obrigada :)
      bjsss

      Delete
  4. Oie! Vc está aqui na Suíça agora? Em qual cidade? Mudei da Alemanha pra cá em maio e me identifiquei muito com seu relato. Realmente sofremos muito sem carro, apesar do transporte público excepcional q eles oferecem. Se quiser bater um papo me manda um email q te envio meus contatos ok?
    karynamiranda@hotmail.com

    Bom dia e boa sorte nessa nova fase!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. OI Ká, sim, eu vim para a Suica ano retrasado. hehe o Blog esta bem atrasadinho, vou contando os fatos ocorridos aos poucos.
      vou te escrever ta
      bjsss

      Delete
  5. Só tive dúvida sobre o que seria o strassenbahn... talvez um ônibus? um bonde? rs Mas sem problemas, foi só curiosidade. ;) Desejo-te sucesso nessa nova fase da vida, Engenheira. beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. OI Barbie, é um tipo de bonde que passa pelo centro das cidades.
      bjsss

      Delete
  6. Oi Dé

    Que seus dias aí estejam sendo felizes!

    Beijos

    ReplyDelete
  7. Quanto tempo engenheira....boa sorte na sua nova etapa, abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. OI Renata! quanto tempo mesmo! Obrigada, abracos.

      Delete
  8. Oi Anne! Acompanho vocês desde 2011! Assim que entrei na faculdade de Engenharia Civil, hoje estou no 8º período!

    Adoro ler suas histórias, conta mais para a gente!

    Beijos!

    ReplyDelete
  9. Oi Anne! Acompanho vocês desde 2011! Assim que entrei na faculdade de Engenharia Civil, hoje estou no 8º período!

    Adoro ler suas histórias, conta mais para a gente!

    Beijos!

    ReplyDelete