Friday, November 8, 2013

Primeira parada

But if you close your eyes,
Does it almost feel like
Nothing changed at all?
And if you close your eyes,
Does it almost feel like
You've been here before?

Pela manha cedo, parti de trem em direção ao sul com destino a capital suíça: Zürich. Afinal, após ter passado quase quatro anos na Alemanha, seria lamentável retornar ao Brasil sem ter ao menos provado um chocolate suíço.  
Mas na verdade eu havia escolhido ir a Zürich por conta daquela atmosfera mista de business, moda e religião. Como uma pensadora compulsiva, pensei que seria o lugar ideal para refletir sobre os próximos passos da minha vida profissional. 
E como aquele era um verão abençoado, pude conhecer a cidade inteira simplesmente a pé. Passei os dias degustando especialidades da confeitaria Sprünglin - sem peso na consciência, tem coisa que vale a pena cada caloria. 
Eu estava lá ao lado da St. Peter's Church, sentada balançando as pernas na borda do canal, observando os cisnes. Pensei em quanto os últimos anos haviam sido corridos. As vezes a vida nos empurra de maneira tao brusca que não conseguimos ver a direção na qual estamos seguindo. Nós simplesmente começamos a correr também. Talvez pelo medo de sermos esmagados se tentarmos permanecer contra o fluxo, agimos como que desesperados precisando ir a algum lugar não importa qual. Vamos correndo juntos, uns mais rápido que os outros, mas todos querem chegar primeiro, mesmo sem saber exatamente onde. 
Nessa maratona, muitas vezes quem corre mais rápido, corre sozinho. Para ir na frente, se desvencilha de todos os empecilhos existentes, suas mãos precisam estar livres para que possa seguir rapidamente em direção ao horizonte. 
Ah, o horizonte... Essa linha intangível que se deita ao longe de maneira tao sedutora, nos provoca a utópica sensação que prazeres imensos sempre nos aguardam após ela. 
Talvez o corredor veloz continue em frente de maneira alucinada a perseguir suas miragens, sem olhar para traz. Desapercebidamente, encontre-se então em um local onde os fatores não determinam mais a direção a ser seguida, nem ao menos o impulsionem para que ele precise continuar correndo. Sim, esse lugar existe e se chama liberdade. 





18 comments:

  1. Que lindo Dé!
    O texto, as fotos, as reflexões... me faz parar para pensar em algumas coisas. E isso é bom, muito bom! ;-)
    Só não entendi uma coisa, (até porque sou bem novinha aqui no seu espaço e não deu tempo de ver os posts anteriores para me atualizar), você está voltando para o Brasil?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oiii,
      hehe, os post estao alguns meses atrasados... na verdade fui pro brasil e voltei algumas vezes esse ano... vou explicando aos poucos...

      bjsss

      Delete
  2. A vontade que me dá é de metralhar perguntas sobre vc, mas quem sou eu? Tenho certeza que, assim como eu, vc já se encarrega disso sozinha.
    Sendo assim, te desejo respostas.

    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Paula,

      ah menina, pode perguntar! Te darei a resposta se tiver...

      bjsss

      Delete
  3. Noossaa!!! Simplesmente lindo Dé!!! Quanta coisa bela, eis um lugar mágico traduzido em inspiração nas suas palavras e imagens!!!
    Bjs :)

    ReplyDelete
  4. Oi Dé

    Vejo que você está vivendo uma fase de reflexões, dúvidas, questionamentos, isto é prenuncio de crescimento.

    Te desejo serenidade. Respostas, não precisamos de tantas, motivação e serenidade, sim.

    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Van,
      é meio que isso mesmo... obrigada :)
      bjsss

      Delete
  5. Sempre que penso na Suíça me lembro de chocolates e relógios, Dé e embora eu não entenda nada em Alemão, tenho vontade de conhecer Zürich também, você fez uma boa escolha de viagem... adorei as fotos, a cidade é mais bonita do que eu imaginava e o seu texto, sem comentários, cada dia mais perfeito. ;) beijinhos e tudo o de melhor sempre.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Barbie,
      venha sim, voce vai adorar!
      bjsss

      Delete
  6. Zurique é demais mesmo! Sou suspeita para falar, pois eu AMO esta cidade :-). Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai Sandra da próxima vez vou encontrar com voce por aí...
      bjsss

      Delete
  7. Voce escolheu a cidade perfeita para pensar no seu futuro profissional e ganhar umas calorias. Espero que voce tenha conseguido sucesso em definir seus planos.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  8. Zürich é linda, linda demais! Bem como a Suíça inteira auhauahua eu adorei cada lugar que eu já fui e ainda preciso conhecer a Alemanha.

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. sim!! A Alemanha também tem muitos encantos...
      bjsss

      Delete
  9. Essa cidade é um sonho *--*

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ReplyDelete